Português como Língua de Herança: da Gestão à Formação

O VI Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança (VI-SEPOLH) acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2023, na Universidade de Aveiro.

O Português como Língua de Herança (POLH/PLH) ainda é um campo recente da investigação, de definição complexa, especialmente se considerarmos a diversidade de conceitos que podemos associar à relação dos sujeitos com a língua, contemplando, por vezes, o que, por convenção, é designado por Língua Materna (LM), Língua Estrangeira (LE) e Língua Segunda (L2).

A reflexão e a intervenção sobre o POLH/PLH encerra em si um conjunto de questões relacionadas com a transmissão, manutenção, formação, legitimação e convivência face à língua de escolarização, podendo o POLH/PLH ser relegado para uma posição de não-poder, de não-importância, de passado. Assim, impõe-se que a Escola valorize o ensino-aprendizagem do POLH/PLH como uma mais-valia para o aluno, para o seu desenvolvimento cognitivo e como investimento no futuro.

Importa, assim, sabermos quem são os falantes de POLH/PLH presentes na sociedade e nas escolas espalhadas pelo mundo, que políticas linguísticas educativas enquadram o POLH/PLH, que investigação é feita nesta área e que práticas de educação e de formação são sensíveis a esta temática.

O POLH/PLH assume contornos muito específicos e encontrar uma definição está longe de ser consensual e satisfatório. Trata-se de um conceito muito polêmico e suficientemente elástico, dividindo investigadores, professores de línguas, formadores de professores, administradores de escolas e universidades, políticas de língua e os próprios falantes. De facto, para os falantes de POLH, o rótulo poderá ser problemático e enquanto para algumas crianças é uma razão para orgulho [ser diferente e saber outra língua, para outras poderá não o ser.

Esta realidade sociolinguística e sociocultural com que os professores se deparam – a convivência de muitas línguas em contacto, bilinguismo, plurilinguismo, POLH/PLH e línguas de escolarização – aumenta exponencialmente o número e a complexidade dos fatores a ter em conta no contexto do ensino-aprendizagem.

O SEPOLH é um evento bienal, já consolidado e constituído por conferências, comunicações individuais, workshops, simpósios e mesas-redondas. O seu objetivo geral é promover a troca de experiências e conhecimentos científicos entre professores, formadores de professores e investigadores atuantes em diversos contextos e propiciar o intercâmbio de teorias e práticas.

Em 2023, o CIDTFF (Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores) da Universidade de Aveiro organiza, o VI SEPOLH, para fazer um balanço da investigação desenvolvida em torno da temática acima.

Os objetivos específicos do VI SEPOLH são:

  1. Propiciar maior intercâmbio de teorias e práticas entre os países europeus e fora da Europa que possuem instituições trabalhando na difusão da LP e das culturas a eles associados;

  2. Incentivar a colaboração entre as instituições espalhadas pelo mundo;

  3. Disseminar o trabalho dessas instituições relativamente ao POLH/PLH;

  4. Dar maior visibilidade ao ensino, à formação e à investigação ligados ao POLH/PLH no mundo.

As apresentações serão divididas em secções relacionadas com os seguintes eixos temáticos:

Saiba como e quando submeter sus trabalhos